Cartéis




Cerâmica de Maria Clara Costa

Pela segunda vez, o FMP convida seus organizadores e participantes a compor Cartéis articulados às temáticas propostas durante o período de organização do evento. Como apontou Tereza Ramos em seu trabalho Cartel – A Psicanálise em Movimento, “o Cartel, dispositivo de Escola, consiste de três a cinco cartelizantes, quatro sendo o ideal, (…) cada membro trabalha de forma singular, do um a um, o tema escolhido” (Ramos, 2025, p.3).


O tempo de trabalho do Cartel será o ano que antecede a preparação para o 13° Fórum, tempo no qual a Comissão de Cartéis promoverá encontros para uma construção coletiva em torno da ideia de Cartel no Fórum e na Escola: “há na proposta de Lacan, ao criar o Cartel, um interesse pelo estudo da Psicanálise, formação de psicanalistas e a ligação com a Escola” (Ramos, 2025, p. 2).


O produto realizado por cada cartelizante poderá ser apresentado no Encontro de Cartéis previsto para o 13° FMP ou inscrito para apresentação de trabalhos do mesmo evento, seguindo, neste último caso, as normas estabelecidas pela comissão científica do 13º FMP.


A Comissão de Cartéis do 13º FMP se encarregará de unir os interessados em grupos de 4 a 6 participantes de acordo com o tema, e serão orientados a escolherem, entre os próprios membros, aquele que será o Mais-Um. Seguindo a recomendação de Lacan em D’Écolage, cabe ao Mais-Um a “tarefa de velar pelos efeitos internos à empreitada e de provocar nela a elaboração” (Lacan, 1980, p. 14).


É importante que o Mais-Um escolhido pelo grupo esteja disponível à interlocução com a Organização do 13º Fórum Mineiro de Psicanálise e inscreva o Cartel em uma Escola ou Instituição de Psicanálise de interesse dos cartelizantes e do Mais-Um.


Os interessados em propor ou participar de um Cartel podem enviar um email para cartelnoforum@gmail.com.

Entre em contato! Siga nossas redes.

© FÓRUM MINEIRO DE PSICANÁLISE